TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - PARQUE CIDADE VERDE - TRÊS COROAS/RS

By Arq. Gessé Dias - fevereiro 14, 2020

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ARQUITETURA & URBANISMO 

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS)

PROJETO URBANÍSTICO DO NOVO PARQUE CIDADE VERDE
TRÊS COROAS - RS - BRASIL

ARQ. GESSÉ DIAS




 Um projeto que teve início no final de 2018 e que se intensificou no segundo semestre de 2019. Após diversos estudos, questionários realizados junto à comunidade e conversas, deu-se início a este projeto acadêmico.
 Localizado na cidade de Três Coroas/RS, o projeto caracteriza-se como um parque em meio a uma zona urbana consolidada, com cerca de 8 ha, que busca proporcionar lazer e cultura para a cidade, além de promover e integrar à comunidade um dos símbolos da cidade, a canoagem. 
 Já denominada Capital Nacional da Canoagem, principalmente por ter sediado na década de 90 o Campeonato Mundial de Canoagem, o projeto Parque Cidade Verde busca implementar no local a estrutura necessária para a Escolinha de Canoagem da ASTECA (Associação Trescoroense de Canoagem), O Centro Cultural Paranhana e o uso do Rio Paranhana para a prática esportiva da canoagem slalom.
 O projeto conta com uma área de eventos, com palco para shows e espaço multiuso para atividades culturais, além de estacionamento e uma passarela que liga o Parque ao Museu Municipal Armindo Lauffer.
 A topografia do terreno busca seguir o desenho natural do rio, mas também possui faixas de contenção com gabião e um traçado mais ortogonal. Contando com opções de arquibancadas e mirantes no local;
 Uma área esportiva e de recreação foi estabelecido na face oeste do parque, contando com quadras poliesportivas, espaço kids e academia ao ar livre. Neste trajeto, uma nova passarela de ligação foi proposta ao parque, em estrutura metálica, estilo pênsil, muito utilizadas na cidade antigamente. Ainda em relação a espaços de lazer, foram criadas áreas com módulos de churrasqueira e mesas fixas, e área para food truck e quiosques.
 Novos equipamentos urbanos foram idealizados, como o palco, já citado anteriormente, uma estrutura porticada com uma central de informações turísticas na entrada do parque, junto a ponte da Av. Santa Maria, a Requalificação da Ponte Coberta existente, com uma nova cobertura, e o principal elemento do parque, a sede da Escolinha de Canoagem da Asteca e o Centro Cultural Paranhana. Este espaço conta ainda com o Café do Parque, sanitários públicos, andares de apoio à escolinha e um restaurante com terraço panorâmico;
 A mobilidade urbana no entorno e no parque foi pensada a fim de dar prioridade aos pedestres e ciclistas, com ruas elevadas em nível com o passeio, e uma rota de ciclovia e ciclofaixas. 


Auxiliaram na realização deste projeto:
Asteca - Associação Trescoroense de Canoagem
Jean Möller - Presidente da Asteca
Thalita Selbach - Secretária da Asteca
Professora orientadora: Arq. Márcia A. de Lima














Todos os direitos reservados!
Este trabalho trata-se de um projeto acadêmico, sem nenhum vínculo com organizações públicas ou privadas.

  • Share:

You Might Also Like

0 Comments